Papa Francisco morre aos 88 anos; Igreja Católica inicia período de transição
- Noticias Sn
- 21 de abr.
- 1 min de leitura
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 7h35 (horário local), na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano. Aos 88 anos, o pontífice argentino enfrentava uma pneumonia bilateral, após ter sido hospitalizado por 28 dias no Hospital Gemelli, em Roma.
Primeiro papa latino-americano e jesuíta a liderar a Igreja Católica, Francisco foi eleito em 13 de março de 2013, sucedendo Bento XVI. Durante seu pontificado, destacou-se por sua ênfase na misericórdia, no diálogo inter-religioso e na atenção aos pobres e marginalizados. Sua liderança também gerou debates internos, especialmente em relação a reformas na Cúria Romana e à abordagem de temas contemporâneos.
A morte foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo, que assumiu temporariamente a administração da Igreja até a eleição do novo papa. O protocolo da sede vacante foi iniciado, incluindo o fechamento do apartamento papal e a preparação para o conclave, que deve ocorrer nas próximas semanas.
Fiéis ao redor do mundo prestam homenagens. Em Paris, os sinos da Catedral de Notre-Dame tocaram 88 vezes em memória do pontífice. No Brasil, a Arquidiocese de São Paulo realizará uma missa na Catedral da Sé ao meio-dia desta segunda-feira.
Comments